sábado, 1 de outubro de 2016

Atualização + Chefe

Boa tarde colegas!

Dia 1-10-2016, e eu aqui pensando no dia 1-11-2016 onde provavelmente vou estar aportando 4 mil reais, sendo que 1mil irá para o tesouro direto e 3 para a poupança.
Porque não 3 para o tesouro e 1mil para a poupança?
Porque vou começar a investir pela corretora que me credenciei, e tenho receio de cair de cabeça nas ações sem ter nenhuma experiência e acabar me estrepando.

Ontém conversei com a minha namorada e expliquei que este mês não vamos comprar roupas, não vamos comer fora, não vamos pedir comida, não vamos gastar com nada!
Expliquei para ela os motivos de eu estar querendo economizar, e ela se prontificou a ajudar nas contenções, pois a mesma também trabalha e mora comigo.


Hoje vou ficar em casa de boa comendo as porcarias de sempre: salgadinhos tipo rufles, bolachas recheadas, bebendo coca-cola e assistindo filmes no netflix.

Trabalho:

Hoje cheguei no trabalho e meu chefe já me chamou e na boa disse: "Dentista, chegou em mim que você falou para um paciente do DR.X que o tratamento que o DR.X estava fazendo estava muito devagar...não pode, cuidado com o que fala, comenta..."
Eu retruquei: "Cara, eu não falei nada, quando passa paciente de algum colega comigo, eu só executo o procedimento e peço para remarcar com o DR. que o paciente já passa."



Para vocês entenderem: eu atendo em um clínica onde tem mais Cirurgiões Dentistas, e as vezes a agenda do colega está muito cheia, e acaba que tem paciente que não pode ir no dia que o Cirurgião pode atender, ae a recepção marca no dia que a pessoa pode passar, mas com outro colega.

Então quando passa paciente de outro colega comigo, eu só atendo e peço para remarcar com o colega que a pessoa já passa.

Isso é paciente que não está contente com o tratamento e fala que agente que falou alguma coisa. FODA.

Resumindo: o chefe pegou leve, mas, mesmo você não fazendo nada errado, você tem que tomar uma chamada.

Por isso estou planejanto montar o meu consultório particular. Não estudei tanto para ficar levando chamada desnecessária.

18 comentários:

  1. Aeeee Dentista!!! Vou acompanhar seu blog.. Quer uma dica? Leia PAI RICO, PAI POBRE DO Robert Kiyosaki... Vai mudar totalmente sua mente.. Leia tb do bastter...aqui esse site voce pode ler varios livros baixando grátis, inclusive do PAI RICO PAI POBRE E BASTTER

    http://lelivros.me/book/download-pai-rico-pai-pobre-robert-kiyosaki-em-epub-mobi-pdf/

    http://lelivros.me/book/baixar-livro-eu-quero-ser-rico-mauricio-bastter-hissa-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

    http://lelivros.me/book/download-como-organizar-sua-vida-financeira-gustavo-cerbasi-em-epub-mobi-e-pdf/

    Vai gostar muito principalmente do PAI RICO PAI POBRE...abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá colega!
    Já baixei e estou lendo o livro: pai rico, pai pobre, do kyosaki.

    Valeu pela dica. Agregou!

    Me passa o link do seu blog se tiver um.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu Blog , já até te adicionei no meu blogroll. Bem vindo a Blogosfera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já seguia o seu meu colega!
      mais de 200k já é outro nível em!
      Abraços e também está adicionado.

      Excluir
  5. Ola Dentista,

    Primeira passagem minha aqui.

    Va com calma ... Nao precisa cortar tudo de uma vez, mas va aos poucos moldando sua vida para uma vida simples.

    Dinheiro na poupanca nao è um erro terrivel assim, pois voce pelo menos tera a mesma grana corrigida no proximo mes, mas, comece a estudar outros investimentos.

    Muito cuidado ao começar com acoes, se começar pense corretamente: Acoes sao para longo prazo, aportes constantes, nao se fica rico de um dia para o outro.

    Abraco e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos conselhos vdc.

      Tenho uma dúvida...
      Vamos supor que me credenciei pela "rico".
      Eles me dão um suporte para eu saber onde e quando investir?
      Posso chegar e falar: "tenho 1 mil para esse mês, o que me indicam?"
      Pois a meta é 2 mil todo mês no tesouro direto ou em qualquer outra "ação" com retorno garantido, nem que seja pouco o retorno.

      Excluir
    2. Não, você não esta preparado para a bolsa. Não aplique nada em ações, você vai perder dinheiro (eu já perdi quando comecei).

      O dono dos seus investimentos sempre deve ser você: Esqueça banco, corretora, dica em blog, fórum, até mesmo o que eu escrever no meu blog. Você deve tomar as suas decisões.

      Na dúvida? Tesouro Selic! Neste aqui não tem como perder dinheiro, ou mesmo poupança.

      FIIs, pode perder dinheiro, ações pode perder dinheiro, TD pode perder dinheiro (se vender antes do prazo).

      Vá juntando, que seja na poupança, e quando assimilar sobre as classes de investimento você começa a investir.

      Abraço

      Excluir
    3. Legal, quero renda fixa!
      Penso em começa a investir no tesouro selic, fundo DI que acompanha taxa selic também, e cdbs com liquidez diária!

      O que acha?

      Isso para curto prazo..curto prazo seria 1 ano certo?

      Agora tenho uma dúvida!

      Por exemplo, quero comprar 1 carro camaro semi novo no valor de 140,00 mil!

      Devo investir quanto por mês e onde? Preciso de exemplos só para me achar! Talvez em pré fixado, ou título privado durante 2 anos? Ou um CDB com uma taxa muito maior do que os investimentos com liquidez diária??

      Valeu vdc.

      Excluir
    4. Dentista,

      Você deve começar pelo planejamento financeiro (é a base da educação financeira). Deve fazer um orçamento, observar o que pode cortar ou diminuir, e, com isso, ver uma quantia mensal disponível a investimentos. Vamos supor, você consegue poupar 2000 reais por mês, sabendo que esse dinheiro chega, em um ano, a uns 24 mil reais (sem considerar inflação). Logo, você saberá o que terá com sua poupança mensal. Depois, deve-se atentar à inflação, saber o quanto ela corrói seu dinheiro; com isso, buscar um investimento que a supere. Você deve saber, primeiro, o quanto se poupa, qual taxa precisa para combater a inflação e, depois, procurar um investimento que atenda esse propósito seu.

      Há vários blogs e sites de finanças, um que recomendo, para inciantes principalmente, é o Clube dos Poupadores, há vários artigos que ensinam os passos de cada investimento.Eis o link: https://www.clubedospoupadores.com/

      Eis, também, um bom simulador de juros compostos, simples de usar e bem didático: http://carteirarica.com.br/juros-compostos/

      Lembre-se, para atingir uma meta é preciso um planejamento para saber o que fazer para atingi-la.

      E não sei se você já os leu, mas recomendo, antes de qualquer investimento, estudar o básico de finanças, ler os livros que te ensinarão os modos, hábitos e mentalidade de um investidor sólido e bem sucedido. Muita gente quer pular para a parte dos investimentos o mais rápido possível, mas acaba cometendo uma série de equívocos por não estar bem preparada a pensar sobre investimentos. É preciso ter consciência, visão de longo prazo e pensamentos afins com a "cabeça milionária". Portanto, recomendo-te a leitura de "Pai Rico, Pai Pobre", "O Homem mais rico da Babilônia", "Os Segredos da Mente Milionária" e "O milionário mora ao lado".

      Abraços

      Excluir
    5. Olá colega.
      Então, com base no que sei e nas dicas que você e outros colegas estão me passando, já estou lendo "pai rico, pai pobre", digasse de passagem é um livro show de bola.
      Vou montar uma poupança com um valor referente a 3 meses do meu salário..por exemplo..se ganho 7,000 por mês vou guardar 21 mil. E vou começar investindo bem devagar no tesouro selic, fundos DI, e cdbs com liquides diária.
      Abraços e valeu pelas dicas, pois todas são válidas.

      Excluir
  6. O pessoal aí em cima falou muita coisa certa.
    Esqueça ações por enquanto. A caminhada é longa e vc não precisa se afobar. Pelo contrário, quando a gente se afoba a gente se ferra.

    Pelo seu texto, me parece que ainda te falta o básico em educação financeira. Só pelo começo já dá pra perceber isso:
    "Porque não 3 para o tesouro e 1mil para a poupança?
    Porque vou começar a investir pela corretora que me credenciei, e tenho receio de cair de cabeça nas ações sem ter nenhuma experiência " Essa frase não faz sentido nenhum, já q Tesouro Direto não é ação.

    Antes de "Pai Rico, Pai Pobre", "O homem mais rico da babilônia", ou outros livros clássicos, vou te recomendar um livro bem básico e ao mesmo tempo bem direto e fácil de ler. "Investimentos Inteligentes" do Cerbasi (http://lelivros.me/book/baixar-livro-investimentos-inteligentes-gustavo-cerbasi-em-pdf-epub-e-mobi/). É um livro que introduz todo o básico de educação financeira (fala de imóveis, renda fixa, ações, acumulação de capital, matemática financeira, enfim, um pouco de tudo). Ele vai te dar uma visão geral de como funciona o mercado financeiro no Brasil. Ou seja, é um livro bem prático. Os outros livros q o pessoal citou tem mais a ver com a mentalidade.

    Uma coisa q tb já fiz foi ir no canal do Bastter no YT e baixar vários vídeos dele em formato de áudio. Aí ia ouvindo qdo tava no ônibus ou quando estava caminhando. Dá pra ouvir mta coisa assim.

    O q eu te recomendo é continuar com essa estratégia sua. Coloca um pouco na poupança e um pouco em Tesouro Selic até vc conhecer mais as coisas. Não faz sentido complicar com pouco capital. Não sei qto vc gasta por mês, mas não vejo muito sentido em deixar muito dinheiro na poupança.

    Um exemplo prático do que eu faço:
    Gasto cerca de 1000 reais por mês, essa média se mantém já há alguns anos. Então estimei q deveria manter 4 meses de gastos em investimentos com liquidez. Por segurança, aumentei meus gastos mensais estimados pra 2000. Então preciso guardar 8k em investimentos líquidos. Desses 8k, decidi colocar 1500 na poupança, 2500 no Sofisa Direto em cdb 100%CDI com liquidez diária e 4000 em Tesouro SELIC.

    Pq eu dividi assim? O dinheiro da poupança é um dinheiro praticamente imediato. 1500 é um ótimo valor pra isso. Não consigo imaginar nenhuma situação em que eu possa precisar de mais do que isso imediatamente. O dinheiro no Sofisa Direto tb é praticamente imediato. Se eu quiser resgatar, em poucos minutos o dinheiro já tá na minha conta do meu banco. Mas ele possui um rendimento melhor do q a poupança. Os outros 4000 são minha última camada de segurança. É o dinheiro q fica no Tesouro Direto. Mas se eu precisar resgatar, vai demorar um pouco mais. Se eu pedir pra resgatar hj deve demorar um ou dois dias pro dinheiro estar na minha conta.

    ResponderExcluir
  7. Comece devagar, de preferência a liquidez e a segurança. Conheça o tripé dos investimentos. Assista boas fontes de videos no youtube. Não sai ouvindo esses malucos de FOrex que dizem que você vai ganhar muito com pouco. Isso é loucura.

    Todo investidor para investir precisa saber muito bem o que está fazendo. Passei quase 2 anos só na renda fixa, aproveitei bons momentos. Nesse tempo estudei todos os dias menos os domingos. E ainda sim hoje tenho receio de fazer burrice.

    Forte abraço e está adicionado aos meus amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por passar por aqui amigo.
      Então, tenho metas traçadas já.
      E com toda certeza vou começar e me manter por um bom tempo na renda fixa.

      Obrigado e também está adicionado!

      Excluir
  8. Olá dentista, descobri seu blog agora. Gostei, vou acompanhar.
    Como outros colegas disseram, vc ainda ta cru nas finanças. Enquanto estuda vai aportando em renda fixa que nao tem erro.
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      Coloquei seu blog nos meus links, vou começar a seguir o seu, adiciona lá o meu, abraços!

      Excluir